Agenda Cultural



Nossas Dicas Culturais


Museus e Passeios – Museu de Astronomia e Ciências Afins.

Museu une diversão e aprendizado em programação infantil.

Sinopse: Resgatando a história científica e tecnológica do Brasil, ao mesmo tempo em que promove a divulgação e a educação em ciências, o Museu de Astronomia e Ciências Afins oferece um espaço de múltiplas atividades.

Na programação deste mês, a criançada pode observar as galáxias, planetas e estrelas a partir de telescópios e lunetas em visitas orientadas por mediadores. No Planetário, a instituição oferece estudos sobre o sistema solar e outro sobre a mitologia grega associada às constelações, tudo isso sob um céu estrelado, que é projetado dentro de uma cúpula inflável.

Rua Gael Bruce, 586 – São Cristóvão – Rio de Janeiro

Museu Arte do Rio – MAR

Sinopse: O Museu de Arte do Rio promove uma leitura transversal da história da cidade, seu tecido social, sua vida simbólica, conflitos, contradições, desafios e expectativas sociais. Suas exposições unem dimensões históricas e contemporâneas da arte por meio de mostras de longa e curta duração, de âmbito nacional e internacional. O museu surge também com a missão de inscrever a arte no ensino público, por meio da Escola do Olhar.

Praça Mauá, 5, Centro – Rio de Janeiro/RJ – (21) 3031 2741

Museu do Amanhã

Sinopse: O Museu do Amanhã é um espaço de convivência. Um espaço de diálogo, de troca de saberes, aprendizado, reflexão e conhecimento.O Programa de Educação do Museu do Amanhã tem capacidade para receber 90 mil pessoas por ano, com o desafio de que cada uma das visitas seja um encontro para refletir juntos sobre os amanhãs possíveis. Conta com uma equipe interdisciplinar para a realização de visitas mediadas e escolares e propõe eixos temáticos para o debate dos professores com os alunos, trazendo as questões abordadas no Museu, sua arquitetura, a Baía de Guanabara e a região histórica do entorno.

Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro – RJ – CEP: 20081-240

Bosque da Barra

Para quem gosta de passear ao ar livre, uma boa opção é o Bosque da Barra, localizado no Km 6 da Avenida das Américas. O parque é uma das áreas verdes mais visitadas da região e conta com um lago cercado por árvores, alamedas, quadras de vôlei, campo de futebol, gramados, playgrounds e churrasqueira de pedra. O melhor de tudo é que é um local limpo e organizado, com um mapa logo na entrada. Ideal para aproveitar uma manhã ensolarada com a família ou fazer um piquenique.

Av. das Américas 6000, Barra da Tijuca

Tel.: (021) 2503-2779

Horário: de terça à domingo de 7h às 17hs

Informações: O parque possui vegetação típica de praia, comum no litoral brasileiro. A flora serve como refúgio para pássaros e pequenos animais. Possui lagoas naturais, pista para cooper, ciclovia, campo de futebol e área para piquenique.

Museu do Trem

Rua Arquias Cordeiro 1046, Engenho de Dentro

Tel.: (021) 2269-5545

www.rffsa.gov.br/principal

Preço: – entrada franca

Horário: – de terça à sexta de 10h às 12hs, e de 13:30 às 16hs e sábado de 13h às 17hs.

Informações: No pequeno acervo estão vagões utilizados por D. Pedro II e Getúlio Vargas e a maria-fumaça Leopoldina (1854), primeira locomotiva do Brasil e um dos dois únicos exemplares do mundo.

Museu Casa do Pontal

A Casa do Pontal abriga cerca de 8.000 obras de 200 artistas brasileiros, de diversas regiões do país (produção feita a partir do século XX). A exposição permanente reúne, em 1.500 m² de galerias, obras representativas das variadas culturas rurais e urbanas do Brasil, apresentadas tematicamente, envolvendo atividades cotidianas, festivas, imaginárias e religiosas. Outra questão interessante é a reforma que acaba de ser concluída: modernização das galerias de exposição permanente e a inauguração de instalações complementares, que incluem um auditório, uma sala para exposições temporárias e uma cafeteria. O Museu oferece atividades realizadas sob agendamento prévio como as visitas monitoradas para grupos (nacionais e estrangeiros), e as visitas teatralizadas, esta com apresentações musicais e encenações, que trabalham explorando o universo das obras do acervo.

www.bpa.com.br

Espaço Cultural da Marinha

O espaço abriga exposições permanentes sobre navegação e os visitantes podem passear pelo submarino-museu Riachuelo atracado no cais e pelo helicóptero-museu SH-3. Inaugurado em 1996, possui uma programação intensa para todas as idades. No prédio central o visitante irá conhecer a Galeota Imperial de D. João VI, a História das Navegações, a Arqueologia Subaquática e a Coleção Alves Câmara.

Centro Cultural Banco do Brasil

Sessão Criança – exibição de filmes para o público infanto-juvenil, falados ou dublados em português, com sorteio de brindes pedagógicos.

Horários: sábados e domingos, às 12:00.

X