Aprendendo com Projetos na Educação Infantil

POR QUE TRABALHAR COM PROJETOS?

De acordo com Regina Scarpa ”os projetos didáticos são uma evolução porque, além de tratar os conteúdos programados, eles contextualizam essas aprendizagens na busca de um ponto final. As escolas costumam trabalhar conteúdos que não fazem sentido para os alunos, quando deveriam compartilhar com eles uma aprendizagem com sentido”.

O tema do projeto é escolhido pela coordenação e pelas professoras, pois elas sabem os objetivos didáticos e os conteúdos que desejam trabalhar. Isso não quer dizer que não exista lugar para a tomada de decisões do aluno. Ao contrário, para que os estudantes de fato compartilhem o projeto, eles precisam ter uma participação ativa.

Todo projeto didático deve ter um produto final, compartilhado com os alunos, ou seja, eles se co-responsabilizam pela realização de algo coletivo. O resultado de um projeto pode ser uma ação, como um sarau de poesias, ou exposição de objetos concretos, por exemplo.

É comum que o trabalho com projetos se desenvolva a partir de temas que permitam o tratamento didático de conteúdos de mais de uma área. No entanto, essa não é uma condição necessária para seu desenvolvimento.

Na Tic Tic Tac adotamos a linha de trabalho através de diversos projetos e ao longo dos anos pudemos perceber o grande interesse das crianças e a facilidade com que apreendem os diversos conteúdos.

Atenciosamente
Equipe Tic Tic Tac.

Reportagem da Revista Patio 1

Reportagem da Revista Patio 2

Projetos 2014
Projetos 2013
Projetos 2012
Projetos 2011

Aqui você visualiza os trabalhos desenvolvidos pela Equipe TicTicTac, publicados no Brasil e no Exterior.

Guia do Bosque da Barra
Voltar