Aprendendo com Projetos na Educação Infantil

Projeto Dinossauros

O Projeto Dinossauros

Este projeto foi totalmente desenvolvido na Tic Tic Tac, num período de 3 meses (agosto, setembro e outubro de 2006), com os alunos do Grupo V.

Tem como conteúdo as áreas de Ciências Naturais, Educação Ambiental, Linguagem, Artes, Informática, Matemática e História Natural.

Foram realizadas propostas de atividades acerca do estudo da vida e sobre a extinção dos dinossauros, como tema gerador de aprendizagens. O coletivo e o cooperativo foram palavras-chave utilizadas no decorrer deste percurso, uma vez que tanto professores quanto alunos, uniram-se no contexto educacional, somando novas abordagens, em pesquisas freqüentes sobre o tema.

Sobre o título "Aprendendo por projetos na Educação Infantil", inscrevi este trabalho, que foi o relato das atividades da minha turma, do ano passado. Tive colaboração de muitos outros profissionais da escola, além da coordenadora Iza Frenkel. Fiz parcerias com outras professoras de turma e professores complementares também. Todos têm importância na elaboração deste trabalho, por isso, ele foi escolhido. O texto é de minha autoria, com auxilio da Marcia Doria, Sonia Louredo e da bióloga Lilian Cruz (do Museu Nacional).

Por ter um caráter interdisciplinar, feito por projeto, voltado para a educação infantil e o desenvolvimento da criatividade, a Universidade de Barcelona aceitou este programa para ser apresentado num Congresso que teve como tema "Educação Infantil e a Criatividade", realizado em março de 2007.

Regina Celia Moraes Ormeneze, que faz doutorado nesta Universidade, apresentou o trabalho em nosso nome. O texto foi traduzido para o espanhol pela Professora Doutora Maria Antonia Pujol, que é a catedrática de Educação Infantil em Barcelona.

Mercé de Febré enfatiza que "o trabalho por projetos significa a construção de cumplicidades mediante o diálogo e por isso, este tipo de trabalho está diretamente ligado à questão relacional: o diálogo, a conversa, o incentivo, o respeito, estabelecendo cultura pelas experiências".

Esta é a mensagem final do projeto e tem tudo a ver com o que desenvolvemos aqui na Tic Tic Tac.

Além do destaque de termos sido escolhidos para um Congresso Internacional, Regina comentou que as pessoas adoraram o que viram, fizeram muitas perguntas sobre o trabalho e como envolvemos as crianças em um tema tão abstrato e diferente como dos dinos.

Ana Kerina
Professora da TicTicTac

 

Ana Kerina França Carvalho Pinto é bacharel e licenciada em Letras (Português/Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora há 11 anos na Tic Tic Tac. Possui M.B.A em Educação Infantil pela Grifo Enterprises/ Tic Tic Tac e Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes, além de inúmeros outros cursos de extensão no Brasil e exterior. Palestrante, também já participou de projetos desenvolvidos e apresentados em Seminários e Congressos nas áreas de Educação, Literaturas, Artes Plásticas e Transdisciplinaridade.

A equipe da TicTicTac parabeniza a professora Ana Kerina pelo sucesso de seu projeto.

Clique aqui e veja o Poster apresentado no Congresso em Barcelona.
Clique aqui e leia o trabalho na íntegra.
Voltar