Interação Ambiental Patricia Martins


Proposta de Educação Ambiental

Objetivo

Professora: Patrícia Martins

No contexto do trabalho pedagógico construído com a equipe da Tic Tic tac ao longo do ano de 2018, nos aproximamos de abordagens da Educação Infantil que nos permitiram uma perspectiva que equilibra duas ações pedagógicas: a primeira é aquela de criar proposições para as crianças, como situações de aprendizados e cultura, brincadeiras e projetos; a segunda, consistiu na capacidade de observação atenta e escuta sensível e assim gerar o espaço para ouvir as crianças, deixar que elas se expressem e aprendam por si. Nesta atitude ativa de observar nossos educandos e educandas pudemos conhecer a forma de aprender de cada um, a forma de ser, de se relacionar e os interesses das crianças. Ao equilibrar estas ações construímos um projeto que respeita a criança e garante o direito a uma Educação Infantil onde haja cuidado, amor e prazer em aprender.

Neste sentido, os objetivos da Interação Ambiental para o ano de 2019, consistem em atividades propostas que unem o contato e o aprendizado com a natureza e a experiência da infância. A brincadeira, a curiosidade, a criatividade e o cuidado são os modos de proposição das atividades. Os saberes serão construídos a partir da brincadeira com os elementos da natureza, com o uso de materiais naturais, com as experiências na horta e nos jardins. O mundo natural será conhecido também a partir do conhecimento e do cuidado com o próprio corpo, como sendo parte da natureza que aprendemos a cuidar e preservar. Assim, trabalhamos ludicamente o cuidado de si, mas também o senso de amizade, coletividade social e pertencimento à natureza. Em paralelo às propostas, juntamente com as demais professoras e professores, a Interação Ambiental também objetiva construir atividades a partir dos projetos desenvolvidos pelas turmas e dos interesses que as crianças mostram. A partir destes objetivos, pretende-se construir uma experiência em que a criança possa ter prazer de aprender e se sinta motivada pelas atividades propostas, pois se reconhece nelas, têm oportunidade de criar, brincar e cultivar suas relações com as pessoas e com toda a natureza.

Desta forma, a Interação Ambiental reserva espaço para a criação de projetos que valorizam os interesses das crianças e para que elas vivam aquilo que é característico da infância saudável: o brincar livre na natureza. Por outro lado, determina um conjunto de conteúdos, selecionados através dos estudos realizados com a equipe pedagógica, que oferecem às crianças um contexto rico em oportunidades e experiências. Alguns destes conteúdos são: as línguas, histórias e brincadeiras indígenas, as histórias e músicas populares, as histórias e músicas da cultura infantil, as artes com elementos da natureza, as experiências de cultivos de alimentos na horta, as experimentações sensoriais com elementos naturais e as brincadeiras que envolvem as expressões da natureza (como a chuva, o Sol, o vento, as folhas que caem, etc.). Estes conteúdos são trabalhados de forma adaptada à idade das crianças e às necessidades destas, tanto individualmente, quanto do grupo, sempre respeitando a fase de desenvolvimento e de reconhecimento do mundo que elas estão passando.




Aulas


Artes

Artes Visuais

WhatsApp Image 2018-03-16 at 19.06.37

English Stories

IMG_1048

Inglês

Ambiental Par Ibrahim

Interação Ambiental - Patricia Ibrahim

IMG_1886

Educação Ambiental - Patricia Martins

Jogos

Jogos em Movimento

Multilinguagens

Laboratório de Multilinguagens

IMG_2137

Musicalização

X