Proposta de Educação Ambiental

Objetivo

Professora: Patrícia Martins

Eixo temático: “Encontro com o mundo”

A base para o desenvolvimento das atividades de Interação Ambiental para a Educação Infantil parte do respeito máximo ao modo de ser de cada criança, bem como de cada educador que participa de nossas atividades. Somos todos aprendizes quando a professora é a Natureza. A proposta é possibilitar, em brincadeiras, diversas atividades que envolvem os elementos naturais, no contato com a terra, com a arte e com a horta. Assim, possibilitar pequenas experimentações com os sentidos, as sensações, os cheiros, as texturas, as formas, as percepções, etc. Criar espaços e oportunidades de desenvolver e viver o corpo, as relações, a criatividade tanto na brincadeira, quanto nas experimentações artísticas e com a terra, o que, no universo infantil, se dá num processo único, pois o brincar, assim como o sentir, o chorar, etc. são os modos de ser da criança, os quais devem ser respeitados e atenciosamente acompanhados no percurso educativo. A Natureza é a referência para que possamos garantir uma infância verdadeira e saudável às crianças, portanto, a garantia desse direito é um dos pilares do trabalho proposto. A Educação Ambiental na Educação Infantil ocorre na perspectiva de garantir às crianças, o sentido verdadeiro e natural de ser criança, que é conhecer o próprio corpo, os espaços, construir suas primeiras experiências, relações, amizades, ter oportunidade de brincar em contato com a Natureza, de criar e, assim, ser o que é e aprender a cada momento como encontrar o mundo. Damos continuidade às propostas que envolvem: o reconhecimento do mundo, pequenos estímulos em ambientes naturais, como jogar uma pedra num lago, ouvir o barulho das folhas secas, pisar descalço na areia, na grama, sentir a brisa, ouvir o som dos pássaros, pegar a terra, gravetos, plantas, penas, água.

Os objetivos são: despertar e preservar a curiosidade, o sentido de cuidado e o afeto das crianças pela natureza. A proposta parte da percepção da criança enquanto sujeito que nos ensina e, portanto, que possui uma sabedoria própria inerente à própria infância, enquanto Natureza. As crianças nos trazem, naturalmente, seus gestos, sua comunicação e seus ensinamentos. O ato de educar nas primeiras fases da vida passa por facilitar relações e oferecer suporte para um crescimento saudável e sensível. O contato com a Natureza é parte desses processos, portanto é base para o desenvolvimento das estruturas cognitivas e emocionais.




Aulas


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