Jogos em Movimento


Proposta de Jogos em Movimento

Objetivo

Professor: Aldifran Dutra

É pela corporeidade que expressamos o que sentimos e quem somos. A primeira forma de comunicação é tônico-emocional e, a partir dela, a criança manifesta suas necessidades e desejos. A Psicomotricidade, na educação infantil, propicia à criança a livre expressão, favorecendo o desenvolvimento pleno de todos os seus potenciais. Através do brincar, as aulas de Jogos em Movimento desenvolve no indivíduo a construção corporal, cognitiva e afetiva, sempre através do prazer de agir e pensar na infância.

Existem muitos jeitos de brincar, mas o objetivo é sempre desfrutar das vivências e da companhia dos amigos. Além disso, os jogos ajudam a desenvolver habilidades que serão importantes ao longo da vida. É na exploração dos objetos, dos espaços e do seu próprio corpo que a criança vai construindo suas aprendizagens e sua percepção de mundo.

No ano de 2019, a psicomotricidade irá de encontro com o projeto da UNESCO, Ano Internacional das Linguagens Indígenas. Os índios são os mais antigos habitantes do Brasil. Ter a oportunidade de conhecer a cultura indígena vai além de se vestir de índio, é poder vivenciar sua cultura e seus ritos através das brincadeiras, jogos, instrumentos e sua linguagem corporal como forma de se comunicar com a natureza de maneira consciente. A coletividade é uma característica marcante entre eles e existem muitas brincadeiras e brinquedos tradicionais, como o arco e a flecha, peteca, bilboquê, flauta, chocalho, kabuletê, maracá e a zarabatana. Através dos jogos, brincadeiras e atividades lúdicas, as crianças poderão conhecer a cultura indígena, além de trabalhar as funções motoras que contribuem para a cooperação e superação dos seus limites individuais.

As crianças que brincam ao ar livre com regularidade, de forma não dirigida e estruturada, são mais capazes de conviver com os outros, mais saudáveis e mais felizes. (Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine, 2005).

Brincar na natureza estimula a criatividade: os brinquedos são criados e reinventados a partir de recursos encontrados durante a exploração, como: o galho que vira espada, a folha que vira um barquinho...

Dessa forma, propomos que essa conexão seja estimulada com liberdade para brincar, permissão para experimentar com o corpo e os sentidos, tendo a natureza e as áreas externas da escola também como lugar fundamental à constituição humana. Assim, a criança tem a oportunidade de arriscar-se e desafiar os limites do corpo como componente essencial da aprendizagem e do seu desenvolvimento.




Aulas


Artes

Artes Visuais

WhatsApp Image 2018-03-16 at 19.06.37

English Stories

IMG_1048

Inglês

Ambiental Par Ibrahim

Interação Ambiental - Patricia Ibrahim

IMG_1886

Educação Ambiental - Patricia Martins

Jogos

Jogos em Movimento

Multilinguagens

Laboratório de Multilinguagens

IMG_2137

Musicalização

X