Jogos em Movimento


Proposta de Jogos em Movimento

Objetivo

Professor: Aldifran Dutra

É pela corporeidade que expressamos o que sentimos e quem somos. A primeira forma de comunicação é tônico-emocional e, a partir dela, a criança manifesta suas necessidades e desejos. A Psicomotricidade, na educação infantil, propicia à criança a livre expressão, favorecendo o desenvolvimento das suas potencialidades. Através do brincar, as aulas de Jogos em Movimento desenvolve no indivíduo a construção corporal, cognitiva e afetiva, sempre através do prazer de agir e pensar na infância.

Neste ano iremos desenvolver atividades relacionadas ao tema do projeto da UNESCO 2020, Ano Internacional da Fitossanidade que está relacionado a saúde das plantas e medidas de proteção. Dessa forma iremos abordar nas vivências, ações e questionamentos, dialogando sobre a preservação do meio ambiente. Uma das melhores formas de trabalhar esse assunto nas aulas de psicomotricidade será ocupando espaços externos da escola ou trazendo, para as aulas, elementos da natureza. Brincar ao ar livre estimula a criatividade: os brinquedos são criados e reinventados a partir de recursos encontrados durante a exploração: o galho que vira espada, a folha que vira um barquinho. Um gramado, um chão de terra cheio de raízes e irregularidades são ambientes cheios de vida. Uma simples caminhada em um ambiente natural traz uma experiência carregada de descobertas. As crianças percebem a diversidade de texturas, inclinações, obstáculos e, se estiverem descalças, as descobertas se multiplicam. Brincar no areal permite que a imaginação e a fantasia fluam. Permite que as crianças criem bolinhos, castelos e tantas outras construções. Elas experimentam inúmeras possibilidades. Estar do lado de fora em um ambiente natural nos faz perceber um mundo vivo, que se transforma a cada instante e nunca é o mesmo. E é isso que é apropriado para crianças: viver um mundo real, com sensações e experiências reais.

Dessa forma, propomos que essa conexão seja estimulada com liberdade para brincar, permissão para experimentar com o corpo e os sentidos, tendo a natureza e as áreas externas da escola também como lugar fundamental à constituição humana. Assim, a criança tem a oportunidade de arriscar-se e desafiar os limites do corpo como componente essencial da aprendizagem e do seu desenvolvimento.




Aulas


Artes (2)

Artes Visuais

Inglês (14)

Inglês

Ambiental

Interação Ambiental - Patricia Ibrahim

Ambiental

Educação Ambiental - Aline Rosseto

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