Laboratório de Multilinguagens


Proposta Laboratório de Multilinguagens

Objetivo

Professora: Marcia Doria

“Crianças e Jovens estão cada vez mais conectados às tecnologias digitais, configurando-se como uma geração que estabelece novas relações com o conhecimento e que, portanto, requer que transformações aconteçam na escola.” (Ensino Híbrido-2017-Lilian Bacich, Adolfo T. Neto e Fernando M. Trevisani- organizadores).

“A proposta de utilizar os computadores no processo educativo desde as séries iniciais é de “ampliar a escola”, revolucionar a educação e reformular a mente das crianças.” (Pappert, 1980).

Através da utilização do computador no processo educacional, diversas habilidades podem ser desenvolvidas, contribuindo na formação integral das crianças.

A proposta é que as crianças, desde cedo, experimentem aulas mais criativas, motivadoras, dinâmicas, que as envolvam e que novas descobertas e aprendizagens sejam feitas, proporcionando-lhes autonomia, curiosidade, cooperação e socialização. Na Tic Tic Tac, trabalham-se os conteúdos escolares em projetos, de forma atraente e criativa para as crianças.

Na aula, o trabalho é realizado em duplas de crianças. A cada aula, as crianças realizam a tarefa com um(a) colega diferente. Essa dinâmica estimula a troca e o convívio com todos. Além dessa dinâmica, são usadas algumas ferramentas, que contribuem para a formação de atitudes solidárias e respeitosas para com o outro. Uma dessas ferramentas é a ampulheta, que auxilia as crianças no controle do tempo de uso do computador, bem como o compartilhar com o colega da dupla.

No projeto pedagógico da escola será trabalhado o “O ANO INTERNACIONAL DAS LINGUAGENS INDÍGENAS”.

PROPOSTA DA SALA DE MULTILINGUAGES Serão desenvolvidos conteúdos específicos da informática, tais como: Conhecer a máquina (computador) por dentro e por fora; conhecer a Internet e sites educacionais; manusear o celular para tirar fotos, recontar e criar histórias no Power Point; aprender a usar o gravador do Windows e montar apresentações no Power Point.

As atividades da sala de Multilinguagens são integradas tanto ao PROJETO DO ANO, como ao planejamento específico dos grupos IV e V. Parcerias e atividades são planejadas com as professoras de sala e com os outros professores complementares.

Sugestões de Sites

1 – Discovery Kids tem vídeos jogos, atividades e concursos, que envolvem os personagens dos desenhos animados do canal.

Para quem: assim como o canal, o site tem atividades para crianças de 0 a 6 anos. Mas, como há muita leitura, é importante que os pais naveguem junto com o filho.

2 – Jogos para Crianças apresenta jogos que podem estimular as crianças quanto ao raciocínio, concentração e artes. O seu foco maior é a diversão, mas pode proporcionar ganhos educacionais indiretos.

Para quem: os jogos são indicados para crianças que estejam entre os 5 e os 8 anos de idade. Abaixo dessa faixa etária, fica um pouco mais difícil o manuseio e a diversão. Para os mais velhos, há a perda de interesse e a busca por algo mais elaborado, rápido e desafiador.

3 – Ruth Rocha, especializada em orientação educacional e literatura infantil, contém algumas atividades interativas sobre leitura. Também, estão disponíveis no site as capas das obras da escritora e algumas fotos que permitem ao internauta conhecer um pouco mais sobre a vida de Ruth Rocha.

Para quem: os sites são recomendados para crianças de 5 a 7 anos.

4 – TV Rá Tim Bum, da TV Cultura, tem jogos, imagens, programas de rádio, vídeos e atividades interativas com os temas dos programas infantis da emissora. Além disso, há uma agenda com diversos eventos educativos e uma área exclusiva para pais.

Para quem: mais indicado para crianças em fase pré-escolar e pré-alfabetização.




Aulas


Artes

Artes Visuais

WhatsApp Image 2018-03-16 at 19.06.37

English Stories

IMG_1048

Inglês

Ambiental Par Ibrahim

Interação Ambiental - Patricia Ibrahim

IMG_1886

Educação Ambiental - Patricia Martins

Jogos

Jogos em Movimento

Multilinguagens

Laboratório de Multilinguagens

IMG_2137

Musicalização

X