Musicalização


Proposta de Musicalização

Objetivo

Professor: Paulo Bi

O projeto institucional sobre Fitossanidade (saúde das plantas), abre espaço para uma conexão com as nossas raízes culturais, familiares, além de indagações e reflexões.

De onde vieram estilos musicais como o samba, o jongo, o frevo, o maracatu, a ciranda, o xote, o xaxado, a marchinha, o coco, a moda de viola?

Tudo isto é fruto da nossa rica diversidade, que mixa inúmeras culturas e múltiplas referências.

A ideia é realizar um passeio pelo rico manancial musical brasileiro, percorrendo os diversos ritmos e estilos musicais, utilizando como suporte canções, vídeos, brincadeiras de roda, jogos cantados, aplicativos de música.

Quem foram nossos ancestrais?

Através dessa pergunta, montar uma árvore genealógica com os pequenos e compor uma pequena genealogia musical com alguns dos estilos musicais da terra brasileira.

A música, a cultura, o conhecimento, o cuidado com o meio ambiente, são elementos vitais para a existência de um cidadão saudável, solidário, consciente, participativo, propositivo e afetuoso.

Seres vivos saudáveis, significa que podemos avançar em um projeto de construção de uma sociedade integrada com a natureza em sua plenitude, aguçando o sentido de pertencimento à essa imensa comunidade planetária da qual fazemos parte.

Assim como nós, as plantas possuem poderosos canais de comunicação, que ajudam na sua manutenção, no seu desenvolvimento, na sua saúde. Na visão de Jack Schultz, plantas são "como animais muito lentos": conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos. Professor da Divisão de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, ele passou quatro décadas investigando as relações entre vegetais e insetos. Segundo o cientista, as plantas lutam por território, procuram alimentos, evitam predadores e fazem armadilhas para suas presas. Logo, estão vivas no mesmo sentido que os animais - assim como eles, exibem condutas. Fonte BBC News Brasil

Investigar esse processo, criando um link entre a vida secreta das plantas com o som que a natureza nos oferece, seja através do som produzido pelos anéis das árvores (OUÇA A MÚSICA GUARDADA NOS ANÉIS DO TRONCO DE UMA ÁRVORE ), explorando os sons da natureza contidos no “Nature SoundMap”, mapa de sons da natureza ao redor do mundo disponível gratuitamente, conhecendo o trabalho do luthier canadense que faz guitarras ecológicas com madeira encontrada nos rios e resina e o projeto desenvolvido pelo artista Negalê Jones, criador do projeto Amplificador, que mistura natureza e arte na produção de sons.

Ativar a percepção, a sensibilidade, aguçar os sentidos, através da criação de um tapete sensorial que utilizará materiais como terra, areia, folhas, pedras.

Essas são algumas das nossas propostas, provocações, que serão lançadas e compartilhadas com os pequenos, com o objetivo de fortalecer o poderoso elo que existe entre a saúde das plantas e a nossa saúde, estimulando a criatividade, a escuta, o afeto, fortalecendo os vínculos e a amorosidade!




Aulas


Artes (2)

Artes Visuais

Inglês (14)

Inglês

Ambiental

Interação Ambiental - Patricia Ibrahim

Ambiental

Educação Ambiental - Aline Rosseto

X