Literatura Infantil


Biblioteca


Este espaço está funcionando de forma reduzida em 2022. O nome Canto da Imaginação foi pensado com muito carinho. Na parede tem um cartaz que diz: “LIVROS desde o primeiro dia”. Foi tudo pensado em nós, pois vocês sabem que a gente gosta de livros desde bebês. Fanny Abramovich disse que: “É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas história e escutá-las é o início do processo de ser leitor e ser leitor é ter um cantinho infinito de descobertas e de compreensão do mundo”.

Que bom! Já temos esse canto reservado na Tic Tic Tac.

Um abraço de todas as crianças.

Projeto “Deixa que eu conto”


A Biblioteca Canto da Imaginação em 2022 ainda não retomou suas propostas em função da Covid-19! Nosso espaço era aberto diariamente para as turmas. Nosso projeto consiste em histórias contadas num contínuo processo de pesquisa, leitura e informação. Assim, o Projeto “Deixe que eu conto” visa introduzir a prática da leitura através do empréstimo de livros da nossa Biblioteca.

Para que possamos preservar este acervo, que é de todos, gostaríamos de fazer alguns combinados:

• Cada criança terá a oportunidade de escolher um título de sua preferência e levá-lo para casa, em um dia da semana, previamente combinado junto com a sua professora;

• É fundamental que os livros sejam devolvidos no mesmo estado de conservação em que foram levados;

• Ter atenção em relação aos prazos e datas de devolução dos livros, para que todas as crianças possam se beneficiar do uso dos mesmos.

Nosso objetivo é fazer com que a dinâmica de empréstimos de livros seja implementada de modo que haja disponibilidade das famílias na formação de novos leitores, mostrando interesse pela diversidade de temas que a criança entrará em contato.

Temos a certeza de que os responsáveis sentirão muito prazer nesta dinâmica. Basta dizer à criança: “Deixe que eu conto” para que a imaginação e o hábito da leitura se façam presentes.

Esperamos estar de volta em breve!

Espaço Armário


Este espaço está funcionando de forma reduzida em 2022, e foi criado para as crianças exercitarem o jogo simbólico. Neste armário, elas encontram vários materiais para dramatização e brincadeiras. A professora acompanha as crianças uma vez por semana e propõe atividades.

Sobre o jogo simbólico: “Através da imaginação, a criança se liberta de sentimentos que a oprimem, de limites convenções e exigências impostas pelo mundo que a rodeia. Não só a criança lida diretamente com os objetos e situações que a afetam no seu cotidiano, como também, tais objetos e situações adquirem significados e sentidos próprios, constituindo-se assim o jogo-simbólico, fundamental para a formação do EU psicológico e social do sujeito.”

Para Vygotsky, “No brinquedo, o pensamento está separado dos objetos e a ação surge das ideias e não das coisas: um pedaço de madeira torna-se um boneco e um cabo de vassoura torna-se um cavalo. A ação regida por regras começa a ser determinada pelas ideias e não pelos objetos. Isso representa uma tamanha inversão da relação da criança com a situação concreta, real e imediata, que é difícil subestimar seu pleno significado.” (Vygotsky. 1989, p. 111).”

Dicas de leitura para pais


Dicas de leitura para as crianças


X