Grupo I


O brincar

A brincadeira no Grupo I se faz presente em quase todos os momentos, pois através das atividades lúdicas, as crianças conseguem se comunicar, interagindo de uma forma mais descontraída com os seus pares, com os educadores e com o ambiente escolar.

A brincadeira na área externa é bastante apreciada pelas crianças, pois aproveitam os vários materiais dispostos no ambiente para se divertirem.

A areia também é muito procurada pelo grupo, lugar onde os pequenos gostam de fazer bolos e comidinhas, aprendendo a compartilhar os materiais, como: baldes e pás. Na sala, apreciam brincar com os carros, com as bonecas e com os fantoches, representando muitas vezes, o cotidiano familiar através das brincadeiras.

Ao propormos uma atividade pedagógica, a brincadeira também se faz presente. Ao fazermos uma colagem, por exemplo, primeiramente o grupo é estimulado a brincar com o material a ser usado, como: o papel, o pincel e os elementos a serem colados. Outra atividade proposta inclui o rasgar o papel e jogar para o alto, imitando a chuva. Neste momento, as crianças pulam de alegria e o sorriso fica estampado no rostinho de todas. Os pedacinhos rasgados servem, também, para serem usados na colagem. Brincamos de fazer cócegas com as cerdas do pincel e, somente depois, realizamos a colagem. Com todo esse processo, percebe-se um maior interesse das crianças pela atividade e, consequentemente, a aprendizagem acontece.

Através da brincadeira, a criança é capaz de desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória e a imaginação. O ato de brincar possibilita o processo da aprendizagem, estimulando e facilitando a construção da autonomia e da criatividade.

Adaptação

Estamos chegando ao final do período de adaptação do grupo I e a cada dia conhecemos mais sobre cada bebê. Começamos a perceber o temperamento, as particularidades e diferenças de cada criança e o seu nível de desenvolvimento.

O início do período de adaptação, em que os responsáveis permanecem dentro da sala, já acabou, porém algumas crianças ainda estão precisando de atenção mais especial de uma das educadoras para poderem se ambientar, formar vínculos e consequentemente sentirem-se mais seguras no ambiente escolar. Aos poucos, vamos criando a rotina e aproveitando ainda mais as atividades e as propostas pedagógicas direcionadas para essa faixa etária. Já estamos participando das aulas complementares (dentro da sala) e usando o espaço externo, aproveitando os dias de sol ao ar livre.

Aproveitamos para agradecer todo o apoio, parceria e a confiança que recebemos dos pais e responsáveis nesse momento delicado e especial para todos: família, alunos, educadores. Com certeza a formação da turma e a tranquilidade das crianças não teria sido possível sem a ajuda dos pais. É um grande prazer compartilharmos com vocês esse crescimento incrível das crianças, além de ter a oportunidade de crescermos juntos.

Projeto cooperação pela água

O projeto água é um projeto muito rico e oferece uma gama de atividades, que traz inúmeros conceitos. A assimilação desses conceitos, por parte do grupo, foi muito boa, sendo possível ter o retorno na fala ou nas atitudes das crianças.

Trabalhamos: Mudanças de temperatura da água: quente, fria, gelada, vapor; as transformações ocorridas, de acordo com o elemento que é misturado na água e como ela é capaz de tomar a forma do recipiente que ocupa; como podemos utilizar a água no dia a dia e de que forma podemos ajudar o nosso planeta, cuidando da água. Vimos que a água apresenta-se de várias maneiras na natureza e em nossas casas: rios, lagos, praias, chuva, mangueira, torneira.

A partir dessa situação focamos numa dessas maneiras e aprofundamos o nosso conhecimento. A nossa linha de atuação foi o fundo do mar e os animais marinhos. A fauna marinha é atraente, principalmente para as crianças pequenas e foi esse fascínio que deu origem ao nome da nossa turma de TURMA DO CAVALO MARINHO.

A turma adorou conhecer alguns animais e de forma concreta pode aprender sobre eles. Pegar, sentir, ver e ouvir foram as estratégias usadas nesse semestre e com certeza muito dos conceitos foram construídos e assimilados pelas crianças. As trocas entre família e escola também contribuíram para que o projeto fosse bem explanado.




Grupos


BA

BERÇÁRIO

II

GRUPO II

III

GRUPO III

IV

GRUPO IV

V

GRUPO V

X