Grupo V


Grupo V

A sala é organizada com contextos fixos de: linguagem, matemática, construção, jogo simbólico e gráfico onde as crianças podem se expressar por meio das múltiplas linguagens. Um outro contexto fixo está relacionado a natureza que será alimentado ao longo do ano pelas próprias crianças. Outros contextos serão montados de acordo com o planejamento e interesse do grupo.

Trabalhamos com a criança em um momento de Construção Divergente, neste momento as crianças estão descobrindo o mundo, ou seja, para uma pergunta existem muitas respostas e todas podem estar corretas, existem várias possibilidades, várias alternativas viáveis para uma mesma questão.

É muito importante que se propicie situações de interpretação pelas múltiplas linguagens (desenho, pintura, histórias, música, linguagem, matemática...). As crianças devem experimentar, sentir, tocar e se emocionar.

As habilidades da pré-escrita não são apenas trabalhadas nos anos finais da Educação Infantil. Existe um processo que se inicia no primeiro contato da criança com o meio: nas suas ações, no desenvolvimento de sua autonomia, nos seus primeiros desenhos de observação ao pegar um galho, um graveto, uma pedra, tintas, argilas, papéis, ao ter acesso a diferentes riscantes e superfícies, a ter seu tempo e direitos respeitados pelo adulto atento ao momento da intervenção oportuna:

• Força nos dedos e nas mãos;

• Movimento de pinça;

• Cruzamento da linha media;

• Força na parte superior do corpo;

• Integração bilateral;

• Domínio das mãos.

Nos contextos investigativos, o professor propõe investigações, respeitando as ideias das crianças, criando o espírito de pesquisa e de aprendizagem colaborativa.

Os resultados são: maior envolvimento das crianças com a própria aprendizagem, a ampliação do vocabulário e da capacidade de argumentação, o desenvolvimento do espírito crítico pautado na resolução de problemas e no “aprender fazendo” o que contribui para a transparência dos saberes escolares para contextos sociais.

Os contextos não são estanques e compartimentados. No nosso cotidiano AS LINGUAGENS de diferentes contextos, se entrelaçam em todos os momentos de pesquisa e aprendizagem, aprendemos com todos os sentidos. Somos seres holísticos.

A matemática, a natureza, as linguagens gráficas, o jogo simbólico e tantos outros estão permanentemente ligados às nossas ações diárias de vida e construção de conhecimento.

Baseadas nas práticas pedagógicas propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os trabalhos dirigidos do Grupo V são mais estruturados e na Tic Tic Tac são contextualizados, assegurando as condições para que as crianças se sintam provocadas a desempenhar e resolver os desafios de um grupo V. E construindo suas ferramentas para uma transição tranquila ao fundamental.

Viver uma Educação Infantil, estimuladora, exploradora de construção e descobertas é essencial.

Por meio de um ambiente encorajador e um ambiente pronto para mudar em relação ao progresso das crianças, as atividades de exploração tornam se cada vez mais intensas, articuladas e expressas em sequencias cada vez mais longas de ações coordenadas, até o enfrentamento de questões mais complexas, prefigurando habilidades cognitivas que encontrarão a oportunidade de desenvolver bases e enriquecimento para os anos seguintes.




Grupos


BERÇÁRIO

BERÇÁRIO

BUDI4970

GRUPO I

GRUPO II 2

GRUPO II

Grupo III2

GRUPO III

GRUPO IV3

GRUPO IV

X